Festival Internacional de Percussão na Covilhã

A Covilhã volta a ser a capital da percussão de 4 a 11 de abril, com a realização da 3ª edição do Concurso Internacional de Percussão, uma organização da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI), que terá 57 participantes, “superando os números dos anos anteriores”, anunciou a organização.

Para além do concurso, o presidente da ACBI, Luís Cipriano, destaca o workshop, que irá decorrer a 4 e 5 de abril, “direcionado a crianças de todo o concelho”, para que tenham “contato com os instrumentos de percussão, que a maioria não conhece”, apontando para um total de cerca de 500 crianças a participar.


Quanto à vertente competitiva, que irá decorrer de 6 a 11 de abril, o concurso está aberto a 4 categorias. Nos dias 6 e 7 é direcionado às categorias A, até aos 12 anos e B, dos 13 aos 15. O concerto de atribuição de prémios destas duas categorias decorrerá dia 7, pelas 19 horas. As categorias C (dos 16 aos 18 anos) e D (mais de 18 anos), terão lugar nos dias 9, 10 e 11 de abril, com o concerto final agendado para dia 11 pelas 19 horas, altura em que se conhecerá o vencedor da categoria D, que levará o prémio mais apetecido, uma Marimba no valor de 8000 €. De salientar que todos os prémios serão instrumentos de percussão, “para estimular os concorrentes” e para “ter a certeza de que o prémio tem esse fim, o que nem sempre acontece quando se trata de prémios monetários”, salientou Luís Cipriano.

O concerto de abertura do concurso estará a cargo da Banda da Força Aérea, irá decorrer a 5 de abril, sexta-feira, às 21:00, no auditório do Unidos do Tortosendo. Os restantes concertos decorrem no auditório das Sessões Solenes da UBI, onde se desenrola toda a vertente competitiva do concurso.