Licenciado pela UBI vence galardão internacional

Jorge do Carmo António, professor de Físico-Química e diplomado pela Universidade da Beira Interior (UBI), é o vencedor deste ano do prémio que a Sociedade Europeia de Física atribui a docentes do Ensino Secundário. O galardão “EPS Secondary School Teaching Award”, que é entregue de dois em dois anos, premeia, desta forma, um ex-aluno da UBI, licenciado em Física (Ensino).

Jorge do Carmo António foi o nome proposto pela Sociedade Portuguesa de Física para o galardão, por se destacar na tarefa de ensino. Na UBI, concluiu a Licenciatura em 1995, tendo sido aluno no Departamento de Física, um dos mais antigos da universidade, e por isso, com grande tradição científica.


Ainda antes de concluir o curso de graduação, Jorge do Carmo António iniciou o percurso como docente (1992), lecionando Físico-Química em várias localidades, da Beira Interior, no concelho da Covilhã e Fundão, Idanha-a-Nova e, mais tarde, em Alter do Chão, Portalegre e Montijo. Atualmente leciona em Timor-Leste, na Universidade D. Boaventura e está envolvido no Projeto CAFÉ – Learning and Educational Training Centre, na cidade de Same.

Jorge do Carmo António é natural de Abrantes, tendo promovido e coordenado ao longo da carreira diversos projetos e atividades ligadas à ciência e à divulgação da cultura científica. Além da Licenciatura na UBI, é pós-graduado e Mestre em Ensino da Astronomia, pela Universidade do Porto.