O distrito de Castelo Branco tem 23 PME Excelência 2018

Entre as 2 378 empresas distinguidas com o estatuto de PME Excelência, 23 são do distrito de Castelo Branco. “Em conjunto, estas empresas são responsáveis por 946 postos de trabalho e por um volume de negócios superior a 94 milhões de euros, o que representou um crescimento médio de 24,6% em relação ao ano anterior, sendo o distrito que maior crescimento teve” frisa o IAPMEI em nota de imprensa.

A maioria das PME excelência que se destacaram pelos melhores desempenhos económico-financeiros e de gestão desenvolvem a sua atividade nos setores da Indústria (34,8%) e do Comércio (30,4%). As PME Excelência 2018 de Castelo Branco são maioritariamente empresas de pequena dimensão (13), correspondendo a 57% do total. Já as empresas de média dimensão (8) representam 35% e as microempresas (2) representam 8% deste universo.


As exportações atingiram os 35 milhões de euros, o que representa 37% do volume de negócios, sendo que foi o segundo distrito com maior taxa de exportação.

Esta iniciativa do IAPMEI foi criada com o objetivo de premiar as PME nacionais, que se evidenciam pela qualidade dos seus desempenhos económico-financeiros e que se mostram capazes de atingir altos padrões competitivos.

De acordo com Nuno Mangas, presidente do IAPMEI, “as PME Excelência são empresas financeiramente robustas, que apresentam um elevado padrão competitivo, assente em estratégias de inovação e internacionalização, desempenhando um papel de grande relevância ao nível do emprego e do desenvolvimento local e regional. Para o IAPMEI e para o País, é um orgulho verificar o crescimento e notoriedade que este estatuto tem vindo a conquistar entre as empresas portuguesas.” 

O IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, I. P. é um organismo público de apoio às micro, pequenas e médias empresas, que tem por missão promover a competitividade e o crescimento empresarial, assegurar o apoio à conceção, execução e avaliação de políticas dirigidas à atividade industrial, visando o reforço da inovação, do empreendedorismo e do investimento empresarial nas empresas.