Rastreio ao cancro colorretal na Covilhã

Farmácia Holon Covilhã em conjunto com a Farmácia Pedroso promovem o rastreio gratuito ao cancro colorretal, através da pesquisa de sangue oculto nas fezes, com o apoio da UNILABS, para todas as pessoas entre os 50 e os 74 anos de idade.

“Com a realização destes rastreios pretendemos aumentar o conhecimento da população sobre esta doença, nomeadamente sintomas e fatores de risco, e a importância de um diagnóstico precoce. Ao mesmo tempo alertamos também os utentes para a importância de manter ou conseguir um peso saudável e adquirir hábitos alimentares cuidados”, reforça a Patrícia Pais, farmacêutica da Farmácia Holon Covilhã.


Qualquer pessoa a partir dos 50 anos de idade poderá fazer este rastreio mediante os seguintes critérios, uma idade compreendida entre os 50 e os 74 anos, não ter realizado PSOF no último ano ou colonoscopia nos últimos 5 anos, não sentir sintomas relevantes, não ter ligações hereditárias de primeiro grau a doentes de cancro colorretal, nem história pessoal anterior de cancro, assim como não deve ter diagnóstico prévio de pólipos colorretais ou doenças inflamatórias do intestino (doença de Crohn ou colite ulcerosa).

Em Portugal, são diagnosticados mais de sete mil novos casos a cada ano. Existem cerca de 80 mil doentes ativos e 50% da população desconhece os sintomas.