Arquiteto formado pela UBI vence concurso sobre a farmácia do futuro

O ex-aluno da UBI, Fábio Silva Santos, desenvolveu o projeto no ateliê de que é cofundador e suplantou 170 concorrentes internacionais.

O concurso internacional desafiava os participantes a repensar a organização do espaço de farmácia. O projeto apresentado foi o melhor entre os 170 concorrentes da competição “Future Pharmacy”, promovida pela Th.Kohl, nome histórico ligado ao design de estabelecimentos deste tipo. A ideia vencedora foi apresentada pelo gabinete de arquitetura SOLO ATELIER, do qual Fábio Silva Santos é cofundador.


Citado no portal da UBI, o arquiteto explica que “tem como base a construção modular de uma grelha que permite uma fácil reorganização do espaço”, acrescentando que “a leveza desta estrutura é intercalada por um conjunto de módulos que se distribuem de forma orgânica pelo espaço e definem diferentes tipos de experiência para o utilizador, que vão desde o atendimento e acompanhamento tradicional cara a cara, até à interatividade com sistemas de serviço autónomos”.

Esta “farmácia do futuro” apresenta um conjunto de espaços de serviço à comunidade, como cafetarias nutricionais, ou apoios educativos para crianças, que visam a alteração da habitual memória e experiência que o utilizador obtém em espaços de farmácia.

O projeto foi dado a conhecer no último fim-de-semana, 13 de abril, em Bolonha (Itália), durante a Cosmofarma, feira da especialidade, estando previsto que seja alvo de desenvolvimento e detalhe, de forma a ser implementado em diversos estabelecimentos farmacêuticos no continente europeu.