CMC celebra Dia Internacional dos Monumentos e Sítios amanhã

Celebra-se a 18 de abril o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, instituído em 1982, pelo ICOMOS e que visa promover os monumentos e sítios históricos e valorizar o património português, ao mesmo tempo que tenta alertar para a necessidade da sua conservação e proteção.

A Direção-Geral do Património Cultural (DGPC), em colaboração com o ICOMOS Portugal, adotou este ano o tema “Património e Paisagem Rural”, com o objetivo de “promover o entendimento das zonas rurais enquanto paisagem, e da paisagem enquanto património, para estimular a perceção de territórios em permanente mutação, que acumulam os saberes e as práticas decorrentes de uma vivência continuada, em constante adaptação aos imperativos ambientais, culturais, sociais, políticos e económicos”.


Promovida pela Câmara Municipal da Covilhã, decorre já este sábado a iniciativa “Pomares”, a decorrer na Quinta das Rasas, no Ferro. Uma iniciativa que pretende valorizar o património rural e a paisagem, juntando “cores e sons de abril”. Tem inicio marcado para as 15:00. A iniciativa insere-se também no programa oficial das comemorações do 25 de Abril.