CMC participou em fórum sobre a indústria têxtil europeia

O vereador Jorge Afonso Gomes e o chefe do gabinete do presidente da câmara, Hélio Fazendeiro, participaram no início do mês, na assembleia geral da Associação das Coletividades Têxteis Europeias (ACTE), que decorreu na Fábrica de Santo Thyrso.

Em debate no encontro esteve o futuro da indústria têxtil europeia em geral, tendo sido aprofundadas “questões relacionadas com a sustentabilidade ambiental, a ética laboral, a concorrência desleal de outros mercados, a digitalização da indústria têxtil, a investigação, o empreendedorismo e a indústria 4.0”, anuncia o município.


Nesta que foi também uma assembleia com caráter eletivo, ficaram definidos os principais eixos para o próximo triénio. “A valorização da herança e património têxtil, a proteção da indústria europeia e a ligação do têxtil à moda e indústrias criativas serão as prioridades de atuação”, definidas pela presidência da ACTE, que fica a cargo do município de Boras, na Suécia. A Associação de Municípios do Vale do Ave, foi eleita para a secretaria executiva.

Os responsáveis pelos pelouros da Economia e Empreendedorismo e Inovação e Tecnologia na Covilhã associaram-se aos representantes das indústrias dos setores têxtil, vestuário, couro, calçado e acessórios de moda, numa reunião onde se discutiu a conjuntura europeia e mundial destes setores, e onde estiveram representadas as principais regiões têxteis europeias, incluindo as de Itália, Polónia, Suécia, Dinamarca, Estónia e Roménia.