A história da região contada por jornais com 100 anos

“A Imprensa e a Justiça: O Caso da Covilhã, 100 anos” é o título genérico de mais uma exposição, que resulta da pesquisa realizada pelo Juiz Presidente da Comarca de Castelo Branco, ao arquivo do tribunal da Covilhã.

Trata-se de uma mostra documental com registos jornalísticos, editados nos últimos cem anos pela imprensa local e regional, que revelam e fundamentam a história da Covilhã nos diferentes círculos da sociedade, da economia, da política, da religião e da justiça. Páginas de jornais que evocam notáveis personalidades, destacando-se, nas publicações da atividade judicial, a figura do judiciário da Cova da Beira – José Almeida Eusébio, patente nesta exposição como pessoa marcante ligada à imprensa e à magistratura.


A cerimónia de inauguração terá lugar na sexta-feira, dia 31 de maio, pelas 17h00, com a presença do Presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira e do Juiz Desembargador, José Avelino Gonçalves, Presidente do Tribunal da Comarca de Castelo Branco.

Sob a curadoria de Francisco Geraldes e de José Avelino Gonçalves, a exposição estará patente ao público de 31 de maio a 28 de junho, no Tribunal Judicial da Covilhã.