“Cultura em Rede” leva dança, música e teatro aos Municípios das Beiras e Serra da Estrela

O programa, “Cultura em rede”, consiste na promoção de espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios, que integram a Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. A Covilhã é um dos municípios que será contemplado com um espetáculo de dança, juntamente com a Guarda, Sabugal, Fundão e Belmonte.

Nesta vertente o projeto comunitário intitula-se “Sabor de Terra” e é realizado em parceria com a CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã, que “reinventa e reinterpreta os costumes e histórias da região”, no espetáculo participam ainda habitantes dos 5 concelhos.


Os espetáculos de dança estão agendados para Belmonte (dia 13 de julho), Sabugal (21), Guarda (28), Covilhã (03 de agosto) e Fundão (10).

Na conferência de imprensa de apresentação do projeto, António Ruas, primeiro secretário executivo da CIM-BSE, disse que o projeto pioneiro “envolve pessoas dos oito aos 80 anos, na dinamização cultural do território das Beiras e Serra da Estrela”. Ainda de acordo com António Ruas, a iniciativa “deverá ajudar a potenciar” a candidatura da Guarda, a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Segundo a CIM-BSE, o “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é um projeto que tem como objetivo “consolidar uma rede territorial e institucional vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional”.