WOOL regressa entre 1 e 10 de junho

O mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, fundado em 2011, regressa ao centro histórico da Covilhã, entre os dias 1 e 10 de junho, com uma edição que terá como protagonistas “alguns dos mais influentes artistas a nível mundial e nacional”, anunciou a organização.

A 6ª edição representa também o regresso da distinção com o selo de qualidade EFFE – Europe for Festivals, Festivals for Europa, promovido pela Associação Europeia de Festivais, que considera que o Wool é ” um festival representativo de qualidade artística e com impacto significativo a nível local, nacional e internacional”.


Estarão presentes artistas como Sebas Velasco, de Espanha e Douglas Pereira, dos Bicicleta sem Freio, do Brasil que se juntam aos portugueses Kruella D’Enfer e Mário Belém. O objetivo é continuar a “dar mais cor e vida à cidade, através de temáticas e inspirações que se prenderão com o todo que compõe o território histórico, social, arquitetónico, cultural e/ou natural, único e identitário desta região”, especifica a nota de imprensa.

Para além da execução de murais, que poderão ser acompanhados diariamente pelo público, destaque para uma programação complementar diversificada, que pretende “potenciar o elo de ligação entre o público, as obras e os artistas participantes”.

A 4 de junho será inaugurada a exposição comunitária “intemporal” – olhares sobre o Wool. Trata-se de uma mostra de fotografias dos murais do Wool, que chegaram à organização do festival. De referir que a venda das fotografias impressas (1 foto = 1 euro) reverterá integralmente para a associação Guardiões da Serra da Estrela. Da programação do festival destaque ainda para um workshop de colagem criativa, orientado por Margarida Girão.

Terá ainda lugar uma visita encenada pela atriz Joana Poejo, no dia 8 de junho, que permitirá conhecer o Wool e a Covilhã “de uma forma totalmente distinta da habitual”, frisa a organização. Haverá ainda visitas guiadas a 10 de junho.

Para além da exibição de filmes e documentários, destaque ainda para concertos a 9 de junho com Tó Trips&João Doce. As habituais conversas com os artistas irão decorrer a 5 e 6 de junho.

A edição 2019 do WOOL é financiada pela Câmara Municipal da Covilhã e ADC – Águas da Covilhã, patrocinada pelas tintas Cin e pelo Sport Hotel Gym & Spa do grupo Natura IMB Hotels.