Cereja é rainha da festa no Ferro

De 31 de maio a 2 de junho realiza-se no Ferro, mais uma Feira da Cereja, certame com organização da Junta de freguesia. Para além de um dos produtos icónicos, a cereja, é objetivo da organização promover o sector agrícola, divulgando os produtos que ali se produzem e facultando aos agricultores “um canal adicional para o seu escoamento”.

A iniciativa tem “mais de 30 anos”, salienta o presidente da Junta, e “procura manter um modelo atual”, de forma a continuar a captar visitantes e mostrar a “cereja que a freguesia produz, em abundância e qualidade”.


Para além dos produtos agrícolas, os visitantes poderão encontrar outros sabores típicos da gastronomia como as filhós, os bolos de leite, o pão, os licores, os queijos, os enchidos e os doces, que terão na sua base a cereja. A novidade da edição deste ano, disse à Rádio Covilhã, Paulo Ribeiro “é um bolo do caco” feito com o fruto considerado o ouro da freguesia. A bebida será “a cerveja de cereja”, especifica o presidente da junta.

Como é habitual, a feira também engloba um sector dedicado ao artesanato e às instituições locais. No que respeita à animação, a oferta também é variada com animação e teatro de rua, a atuação de fanfarras, tunas, concertinas, bombos e ranchos e diversos concertos.

Paulo Cunha Ribeiro destaca ainda um “torneio de escolinhas de futsal e o batismo equestre para todos os que queiram experimentar algo novo. Este ano “está de regresso a tradicional garraiada, que no ano passado não se realizou, mas que o público pediu”, frisa o autarca.

Destaque também para uma “gala equestre” que decorrerá ao início da noite de sábado, “um evento que pela primeira vez se realiza na região” salienta o responsável.

Com momentos propícios para as várias atividades, Paulo Ribeiro salienta que “para a compra do fruto o ideal é o período da manhã”, durante a tarde, “há espaço para passeios e diversas atividades” e a noite de sábado, “tem um ambiente fantástico”, frisa, concluindo que “a feira, para além de mostrar o que é o Ferro e os seus produtos, mostra que ali se recebem muito bem quem nos visita”.

A feira começa na sexta-feira, 31 e decorre até domingo, dia 2. Haverá transporte gratuito, entre a Covilhã e o Ferro.