Casaco criado por investigadora da UBI vence concurso internacional

Caroline Loss, investigadora da Universidade da Beira Interior (UBI), foi uma das vencedoras da competição internacional Techtextil Innovations Awards, destinada a projetos inovadores da área têxtil. O E.caption 2.0, nome da sua criação, alcançou um dos dois prémios da categoria Nova Aplicação.

O projeto é a continuidade do trabalho desenvolvido pela investigadora durante o doutoramento em Engenharia Têxtil, na UBI. Combinando design, engenharia têxtil e engenharia de telecomunicações, é um casaco para ser usado por técnicos de manutenção de torres de telecomunicações. Trata-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPI), que alerta o portador para a sobreposição a níveis de radiação.


O casaco inteligente, exemplo da investigação de ponta que se produz na UBI, acaba assim reconhecido nesta 15ª edição do Techtextil Innovations Awards, competição que premeia o talento de jovens investigadores, com trabalhos meritórios, na procura de soluções inovadoras para o setor.

Caroline Loss, no desenvolvimento do projeto que agora venceu o Techtextil Innovations Awards, contou ainda com o apoio do Instituto de Telecomunicações de Aveiro.

Os prémios foram entregues na abertura da “Techtextil, International Trade Fair for Technical Textiles and Nonwovens”, feira de negócios para a indústria têxtil e de vestuário, que decorre em Frankfurt am Main, na Alemanha, até dia 17 de maio.