Centro 2020 aprova projetos na região no valor de 45 milhões de euros

O Programa Operacional Regional do Centro (Centro 2020) aprovou “27 novos projetos empresariais, que envolvem um investimento de 45 milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 14 milhões ”, anunciou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. No documento específica que se trata “do primeiro pacote de aprovações, no âmbito do novo sistema híbrido de apoio à inovação produtiva”, onde se apoia “à cabeça com fundos europeus o incentivo não reembolsável e em complemento um apoio reembolsável (empréstimo sem juros) pela banca”.

Segundo dados da CCDRC, no final de abril, o Centro 2020 tinha aprovado 3.102 projetos empresariais, que envolviam um investimento de mil milhões de euros e um apoio de fundos europeus de 600 milhões de euros. Destes projetos aprovados, 2.510 já têm execução demonstrada, com pagamentos no montante de 300 milhões de euros, “o que significa que a taxa de execução das empresas é, neste momento, de 50%”, frisa a comissão.


De acordo com Ana Abrunhosa, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, “estes valores demonstram a elevada dinâmica empresarial da região centro, que é transversal a todos os setores de atividade, desde os mais tradicionais, que continuando a ser intensivos em trabalho, utilizam cada vez mais alta tecnologia, aos setores mais recentes, mais intensivos em tecnologia. Os dados revelam também, que a meio do Portugal 2020, as empresas do Centro já executaram mais do que durante todo o período do QREN, onde a execução global foi de 290 milhões de euros”.