CHUCB: Concurso abre 30 vagas para médicos recém-especialistas

Das 168 vagas destinadas à área hospitalar na região centro no concurso nacional, 30 são para o Centro Hospitalar Universitário da Cova da Beira, anuncia a instituição em nota de imprensa. O despacho conjunto, dos ministérios da Saúde e das Finanças, que autoriza a abertura de concurso, já foi publicado em Diário da República, contempla 1264 vagas no total, sendo que 223 são para a região centro, 168 para a área hospitalar, 54 para medicina geral e familiar e 1 para saúde pública.

O Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira conta com 30 vagas disponíveis, distribuídas pelas especialidades de Ginecologia/Obstetrícia, Hematologia Clínica, Imunohemoterapia, Medicina Física e Reabilitação, Medicina Interna, Nefrologia, Neurologia, Cardiologia, Oftalmologia, Cirurgia Geral, Oncologia Médica, Gastrenterologia, Ortopedia, Otorrinolaringologia, Patologia Clínica, Pediatria, Pneumologia, Psiquiatria, Anestesiologia, Radiologia, Reumatologia, Doenças Infeciosas e Endocrinologia/Nutrição.


A distribuição de vagas teve como base “um conjunto de critérios que consideram as necessidades de cada instituição do SNS, contribuindo para reduzir as carências quer em zonas de maior pressão demográfica, quer em serviços mais distantes de zonas urbanas”, especifica o CHUCB.

Com a contratação destes novos profissionais, conjugada com a atribuição de incentivos à fixação em zonas carenciadas, a Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) considera que “será reforçada, de forma substancial, a resposta ao nível dos cuidados hospitalares e cuidados de saúde primários na região centro”.