Doutoranda da UBI vence bolsa internacional de inovação em jornalismo

Ana Cecília Nunes, estudante de doutoramento em cotutela pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Universidade da Beira Interior, (UBI) em Ciências da Comunicação, e docente da PUCRS, é a vencedora de uma bolsa internacional criada para apoiar a investigação na área do jornalismo.

O financiamento de 5.000 euros, atribuído pela EMMA – European Media Management Association, vai ser utilizado para trabalhar o desenvolvimento de modelos de inovação em jornalismo, que permitam ter maior qualidade informativa e fortalecer as empresas do sector no meio digital.


Citada no site da Universidade da Beira Interior afirma ter “a certeza de que aprenderemos muito durante o ano de duração do projeto e que produziremos uma pesquisa de impacto internacional para a academia e para a indústria, além de construirmos uma relação mais forte de investigação entre as três universidades participantes”. A doutoranda mostra-se orgulhosa “pelo facto do projeto ter sido o selecionado em competição com várias propostas europeias”.

A investigação vai beneficiar da ligação entre três instituições de Ensino Superior com tradição na área do jornalismo e comunicação, por parte de Portugal a UBI, do Brasil a PUCRS, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e do Reino Unido (UCLan – University of Central Lancashire).

Estão envolvidos no projeto os orientadores de Ana Cecília Nunes, Eduardo Pellanda (PUCRS) e João Canavilhas (UBI), bem como John Mills, da UCLan, universidade onde vai decorrer uma parte da investigação.

O projeto vai ser apresentado em junho, no Chipre, na conferência anual da EMMA.