Europeias: Ordem alfabética nos cadernos eleitorais é a principal alteração prática

O fim do número de eleitor e a possibilidade de todos os eleitores poderem votar antecipadamente, desde que o peçam, são duas das alterações à legislação eleitoral que serão aplicadas pela primeira vez, nas eleições europeias.

Em agosto do ano passado, foram publicadas diversas alterações às leis eleitorais e à lei do recenseamento eleitoral, mas só no próximo ato eleitoral de 26 de maio terão consequências práticas. O voto antecipado possível a todos é uma das alterações. As inscrições para que o faça terminam hoje, o voto terá lugar já no domingo.


Na prática, a mudança mais visível será a ordenação dos cadernos, que passa a ser feita por ordem alfabética, cada cidadão terá de procurar a sua mesa de voto pelo primeiro nome, em vez do número de eleitor, o que, em alguns casos, poderá conduzir a mudanças na mesa onde habitualmente votava.

No caso concreto da Covilhã, foram suprimidas 3 mesas de voto. Na Banda da Covilhã irão funcionar 2 mesas de voto, ao invés das 3 que existiam no Bolinha de Neve, na UBI foi suprimida outra assim como nos Paços do Concelho, onde apenas funcionará uma. Uma alteração que tem por base a diretiva de que por cada mesa de voto deverá haver 1500 eleitores, em contraponto com os 1000 que até eram recomendados.

Na prática, o local de voto mantém-se, como o mais próximo da morada que consta no cartão de cidadão, já que a inscrição é automática, tendo por base o código postal, o que poderá mudar é a mesa de voto. Recordar também que, no caso de casais, que habitualmente votavam juntos por terem números de eleitor próximos, agora deverão ter em linha de conta o nome. Em caso de existirem mais do que uma mesa de voto o António não votará na mesma mesa da Maria.

Como habitualmente, para saber o local de voto, os eleitores poderão consultar os editais afixados na junta de freguesia e na câmara municipal e, também na internet em www.recenseamento.mai.gov.pt ou enviando uma mensagem gratuita, para o número 3838, com a mensagem “RE (espaço) número de CC/BI (espaço) data de nascimento (ordenada por ano, mês e dia)”. A partir da próxima semana poderá também ter esclarecimentos adicionais no site do município em www.cm-covilha.pt.