Maio mês da Europa na UBI

Durante mês de maio, a Biblioteca da Universidade da Beira Interior organiza diversas atividades de forma a celebrar o Dia da Europa (9 de maio), comemorar os 20 anos do Euro e divulgar as eleições europeias que se realizarão a 26 de maio. Os diversos debates, exposições, tertúlias e formações, realizados em diversos espaços da UBI, são destinados à comunidade académica e abertos a todo o público em geral.

Para dar início a este leque de atividades, será realizado no dia 9 de maio um “grande debate sobre o futuro da União Europeia”, pelas 10:00h, no auditório da biblioteca, com a presença do reitor da UBI, do vice-reitor para as áreas de Ensino e Internacionalização e dos presidentes das faculdades. “Serão debatidos temas atuais, preocupantes e com grande impacto na vida dos europeus”, afirma a organização.


Os restantes debates serão tematicamente diversificados: o futuro da (des)integração europeia, a regulamentação da Internet, o futuro das línguas europeias, a UE como estratégia de paz, a (crise da) democracia na Europa, a importância das organizações da sociedade civil e a sustentabilidade ambiental. Terá lugar ainda uma tertúlia com alunos de/em ERASMUS e formação sobre oportunidades de emprego, estágios e voluntariado na UE, e sobre o European Social Survey. Durante o mês haverá ainda exposições temáticas.