“Yoga e Exames sem Stress”

É já a partir do próximo dia 10 de maio, que os estudantes da Beira Interior vão aprender a gerir o stress dos exames, com a ajuda de uma aula de yoga, no âmbito da iniciativa nacional “Yoga e Exames sem Stress”, promovida pela Confederação Portuguesa de Yoga, em todo o país.

Na região, o programa começa a 10 de maio, na Escola Secundária Quinta das Palmeiras, às 10:00, na Secundária Campos Melo será a 16 de maio, às 15:15 e na Secundária do Fundão a 20 de maio, às 10:00.


As aulas, dinamizadas pela professora Elga Correia, chegam também à Universidade da Beira Interior através dos seus Serviços de Ação Social.
Nos dias 7 e 21, pelas 19h00, será realizada uma aula aberta, no jardim da Reitoria, destinada aos estudantes, a toda a comunidade académica e população em geral.

“Combater eficazmente o stress, diminuir a ansiedade, aumentar a energia disponível, facilitando as longas horas de estudo”, são alguns dos objetivos a atingir, disse à Rádio Covilhã, Elga Correia, adiantando que “serão fornecidas ferramentas práticas”, nestas aulas que lhes “permitam estar mais aptos para a época de exames que se avizinha”, frisa a professora.

O desafio “é que apareçam e experimentem”, adianta ainda a responsável, acrescentando que “só assim poderão ter a real noção dos benefícios”. A finalidade é “exponenciar a atenção e melhorar a concentração”, explica ainda Elga Correia.  

A participação nestas aulas é livre e gratuita, o “Yoga e Exames Sem Stress”, é uma iniciativa organizada desde 2005 pelo Departamento Jovem da Confederação Portuguesa do Yoga. Para participar o único material necessário é uma toalha ou colchão de fitness.