10ª Edição dos Farrapeiros começa hoje

Começa já hoje a 10ª Edição dos Farrapeiros na freguesia do Dominguizo. O evento irá decorrer ao longo de todo o fim-de-semana, terá tasquinhas, quermesse, gastronomia, jogos tradicionais, pinturas faciais, insufláveis, atelier infantil, carrossel e muita animação. É objetivo desta feira “homenagear o Farrapeiro e a sua história”, disse à Rádio Covilhã, o presidente da Junta de Freguesia do Dominguizo, José Matos, avançando que são esperadas cerca de 15 mil visitantes.

A abertura dos Farrapeiros começa hoje às 19h, com o desfile de farrapeiros, com animação dos Amigos dos Bombos de Vales do Rio e concertinas do Zêzere. Ás 21h terá a atuação de Jerónimo e Cro-Magnon e Alexandre Almeida, a noite termina com a atuação de Paulo Conceição, pelas 22h.


Já no dia 29 de junho a feira reabre pelas 16h com Gaiteiros e Trovadores e Bombos A.J. do Ferro, pelas 19h haverá a atuação de dança do grupo da escola EB 2/3 Tortosendo. À noite acontecerão as atuações de Português Suave LDA- Duo acústico e Filipe Nunes.

No dia 30 haverá o Farnel do Farrapeiro às 13h, com inscrição obrigatória até ao dia de hoje. Às 20h termina a feira com atuação de Fernando Ramos.

O Farrapeiros´2019 contará com a aposta da reciclagem, com a utilização de “copos recicláveis, com postos de água para a lavagem dos mesmos, assim como uma pareceria com a Resiestrela, onde a mesma terá vários caixotes do lixo, para que a população que visite a feira, faça a reciclagem dos copos e plásticos”, salienta José Matos.

Haverá ainda transporte gratuito da Covilhã para o Dominguizo e vice-versa.

A festa já conta com 10 edições e pretende relembrar e homenagear o Farrapeiro, que “surgiu no final da segunda guerra mundial, onde o emprego era pouco e a população necessitou de procurar o seu ganha-pão. O povo do Dominguizo começou a percorrer várias localidades em busca dos desperdícios e a recicla-los e que posteriormente vendiam às fábricas” referiu o presidente da junta.