“Dias Abertos” na EPABI

A iniciativa “Dias Abertos” na Escola Profissional de Artes da Covilhã, EPABI, decorre nos dias 21 e 22 de junho (sexta-feira e sábado).

As manhãs serão dedicadas à realização de provas dos alunos que já fizeram a sua pré-inscrição na escola, já a tarde, servirá para um contato mais informal com a instituição enquanto experimentam instrumentos.


Nuno Cunha Marques, diretor da EPABI, explica que “ao longo da tarde haverá diversos ensaios abertos, para que todos possam experimentar os vários instrumentos”, estando mesmo previsto para o final “a interpretação de uma pequena peça onde todos poderão participar”.

São atividades direcionadas aos jovens que “já mostraram interesse em fazer parte da família epabiana no próximo ano”, esclarece ainda o diretor, salientando “que todos são bem-vindos”, mesmo os que estão indecisos sobre a escolha da música. Nuno Cunha Marques explica ainda que “mesmo os que têm menos conhecimentos musicais podem frequentar a escola”, uma vez que a EPABI disponibiliza “ferramentas para que todos atinjam o mesmo nível”.

Para os jovens que ainda não escolheram a área de estudo no próximo, ou próximos anos, o responsável refere que “a música é um futuro tão promissor como qualquer outro”.

Sobre a escola afirma que a “taxa de conclusão é de 90%” e a taxa de entrada no ensino superior desses alunos, “em Portugal e nas melhores escolas de música do estrangeiro, ronda os 95%”, sendo que após a conclusão dos estudos “todos esses alunos se encontram a trabalhar na área”. Para Nuno Cunha Marques a “aposta na música é uma boa aposta e se for na EPABI é duplamente excelente”.