Lenço inspirado no Bordado de Castelo Branco premiado em concurso

Margarida Lopo, aluna do Mestrado em Branding e Design de Moda, da Universidade da Beira Interior (UBI) e do IADE-UE, conquistou o segundo lugar no Concurso do Bordado de Castelo Branco. A estudante inspirou-se nesta criação tradicional para desenvolver um lenço que concorreu na categoria “Calçado e Acessórios”.

A aluna entende o Bordado de Castelo Branco como “uma arte com história, tradição e significado”. A peça apresenta algumas flores e folhas, motivos tradicionais deste bordado, “por representarem a alegria, esperança e vida”, acrescenta a estudante. A criação de um lenço deveu-se à intenção de “transportar algo tão rico para o dia-a-dia das pessoas de hoje, apelando tanto aos mais jovens (os que vão permitir a continuidade da tradição) como aos mais velhos (sábios da técnica que a mantêm e transpõem) ”.

“Quando foi pensada a ideia, e porque frequento o Mestrado de Branding e Design de Moda, tive em mente um produto que fosse viável em termos de negócio como acessório de Moda, além da componente estética do produto e a sua função. Penso que resultou”, refere ainda Margarida Lopo.

O prémio do Concurso foi entregue no dia 15 de junho, durante o desfile dos vencedores, que decorreu na Fábrica da Criatividade, inserido no programa do evento Castelo Branco Moda’19. Margarida Lopo recebeu o galardão, que incluía o valor monetário de 1.000 euros, das mãos da CEO da Dielmar, Ana Paula Rafael.

O evento foi organizado pela Câmara Municipal de Castelo Branco, com a parceria da Associação para o desenvolvimento da Raia Centro Sul, Associação para o Bordado de Castelo Branco, a ANJE, Porto Fashion Week e Associação Selectiva Moda. A competição destinada a estudantes e diplomados em Design de Moda tem o objetivo de promover a utilização/aplicação do Bordado na moda, nas categorias de vestuário, acessórios e calçado.

O Júri foi constituído pelo Designer Júlio Torcato e um elemento de cada parceiro.