António Pinto Pires é Mandatário Distrital do BE

António João Pinto Pires, natural da Covilhã, é o mandatário do Bloco Esquerda no distrito de Castelo Branco, para as próximas legislativas.

 É licenciado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, é professor na Escola Pêro da Covilhã. Na Covilhã, presidiu à Associação Cava Juliana e ao Orfeão da Covilhã. Em 1991, conjuntamente com outros aficionados funda O 6 de Setembro, Grupo de Amigos do Caminho de Ferro da Beira Baixa.


Em 2004, conclui o Mestrado em Museologia, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, com a dissertação intitulada “O Museu Nacional Ferroviário e Polinucleado – Um Museu em Construção”, onde prossegue como doutorando no estudo do mesmo tema.

Foi o 1º presidente da Comissão Executiva Instaladora do Museu Nacional Ferroviário, no Entroncamento, cargo que exerceu entre 1997 e 2002 e coautor do 1º plano diretor para este museu.

De 2002 a 2008 foi assessor do Município de Alcanena, na área do património museológico, tendo colaborado na execução de diversos projetos nessa área, nomeadamente do Museu do Curtume.