83 vinhos no 12º concurso de vinhos da Beira Interior

Serão 83 os vinhos a concurso na 12ª edição do concurso de vinhos da Beira Interior. Promovido pela Comissão Vitivinícola da Região da Beira Interior (CVRBI), a Associação Empresarial da Região da Guarda (NERGA) e a Associação Empresarial da Beira Baixa (AEBB), o 12º Concurso de Vinhos da Beira Interior decorrerá nos dias 17 e 18 de junho no Solar do Vinho da Beira Interior, na Guarda.

A edição de 2019 contará com a participação de 83 vinhos entre tintos, brancos e rosados, vinhos espumantes e vinhos frisantes, certificados como DOC Beira Interior ou como IG Terras da Beira, das colheitas efetuadas entre os anos de 1999 a 2018 inclusive.


Estarão a concurso 30 produtores, sendo que cada participante pode apresentar a concurso até 4 vinhos, desde que obrigatoriamente um deles seja um vinho branco.

O evento será realizado nos moldes tradicionais de “prova cega”. O Júri presidido pelo crítico Aníbal Coutinho será composto por mais 14 especialistas, (7 mulheres e 7 homens), todos especialistas nesta área.

Em nota de imprensa a CVRBI salienta que “será a primeira vez que em Portugal se realizará a escolha no feminino, num concurso de vinhos deste tipo”, afirmando que “ o objetivo é evidenciar o papel importantíssimo que a mulher tem na sociedade em geral e no setor do vinho em particular”.

Serão entregues para além das habituais distinções, a Melhor Imagem a Concurso; Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

O jantar de gala marcado para o dia 6 de julho, no emblemático Castelo de Trancoso, será o palco da entrega de prémios desta edição.