Alunos de Arquitetura da UBI propõem projetos para a Malcata

Os estudantes do primeiro ano do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade da Beira Interior (UBI) aceitaram o desafio proposto para desenvolver projetos para uma zona de lazer da aldeia de Malcata, no concelho do Sabugal.

O programa da Unidade Curricular (UC) Projeto I centrou-se na participação no concurso de ideias lançado pela Associação Malcata com Futuro (AMCF), da aldeia de Malcata, que tinha como objetivo encontrar ideias para uma zona de lazer, a construir junto à albufeira do Sabugal.


Os projetos foram desenvolvidos como elemento de avaliação da UC e, em paralelo, enquadraram-se na estratégia de colocar os alunos perante uma situação real, semelhante ao que encontrarão no futuro, enquanto profissionais.

Para a fase final do desafio lançado pela Associação Malcata Com Futuro e Junta de Freguesia local foram selecionadas 30 propostas, das 54 que foram desenvolvidas durante o período letivo. Foi este conjunto que esteve em análise a 5 de junho, dia em que o júri selecionou os vencedores Breno Cássio (1º), Júlia Araújo (2.º) e Ana Neto (3.º). Foram atribuídas menções honrosas a Maria Guimarães e Vanessa Teodoro. Segue-se agora uma exposição a realizar na localidade, para que os potenciais utilizadores também as conheçam.

A avaliação final foi feita por um júri que integrava docentes da UBI, elementos das entidades locais e, ainda, o arquiteto João Mendes Ribeiro, que elogiou as “propostas muito claras e afirmativas”, apesar de serem de alunos no início da formação. Considerou ainda o cruzamento do exercício académico com a realidade, uma ideia “muito interessante”.