BVC: Doação de terreno para garagem e bênção de 5 viaturas no aniversário

A bênção de novas viaturas e a formalização da doação de terreno no “Campo das Festas” para ampliação das instalações do Bombeiros foram pontos altos nas comemorações dos 144 anos dos soldados da paz covilhanenses, assinalados no último fim-de-semana.

Entre as novas viaturas está a Moto 4 oferecida pelo Moto Clube da Covilhã Lobos da Neve, no âmbito da campanha Motos Solidários, que o clube desenvolveu nos últimos meses. Joaquim Matias, presidente da direção dos BVC, reconhece a importância da viatura “no combate a incêndios e no socorro”, realçando o facto de o gesto “significar que a população se lembra de nós o que é fundamental”, sublinhou.


Para além desta foram ainda benzidas mais 5 viaturas para “transporte de doentes urgentes e não urgentes, adquiridas unicamente com o esforço da corporação” frisou o presidente. No total investiram cerca de 220 mil euros. Em falta está ainda um “carro de comando e uma viatura para combate a incêndios urbanos, em ruas mais estreitas” avançou ainda o responsável.

As comemorações ficaram ainda marcadas pela assinatura da escritura de doação, entre o município e os bombeiros, de um terreno no campo das festas, contiguo ao quartel, onde a instituição irá construir “uma garagem para albergar as viaturas de intervenção urgente, que precisam estar próximas”.

Joaquim Matias afirma que só não avançaram com a elaboração do projeto, “uma vez que o terreno não era formalmente dos bombeiros”. Ultrapassada essa situação garante que “irão avançar com esses trâmites para avançar com a obra, faseadamente, uma vez que não há comparticipação comunitária, contam apenas com o apoio da autarquia e o esforço da associação”.

Presente nas comemorações, Vítor Pereira, presidente da Câmara Municipal da Covilhã, reconheceu o “trabalho fantástico” que a direção tem desenvolvido, uma ação muito pró-ativa e empenhada em que nos revemos”, salientando que espera “em breve apoiar mais”, salientou.