BVC: Portas abertas à comunidade às quartas-feiras

Para dar resposta ao desfio da União Europeia “A Europa na Minha Região”, a Comissão Diretiva do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR), desafiou instituições apoiadas pelo programa a “mostrarem na prática, onde foi gasto o dinheiro que vem da União Europeia”. Os Bombeiros Voluntários da Covilhã foram uma das instituições desafiadas a abrir portas. O objetivo é “mostrar projetos que tenham boas práticas, nas diferentes tipologias abrangidas pelo programa”, disse à Rádio Covilhã, Vanessa Albino, responsável pela equipa PO SEUR.

Recordar que os Bombeiros Voluntários da Covilhã (BVC) adquiriram recentemente uma viatura de combate a incêndios com apoio comunitário. Receberam ainda apoio do PO SEUR para a remodelação do quartel.


A visita a estes espaços são os que “chamam mais a atenção em especial dos miúdos”, disse a responsável, que considera os Bombeiros da Covilhã um excelente exemplo, na dinamização deste projeto

O quartel dos Bombeiros voluntários da Covilhã tem visitas guiadas todas as quartas feiras e todas as semanas, “cerca de uma centena de crianças e idosos visitam as instalações”. O objetivo é a sensibilização para a missão dos Bombeiros e “a mensagem que os miúdos levam para casa, é muito mais valiosa do que muita publicidade que se possa fazer”, frisou à Rádio Covilhã, Joaquim Matias, presidente da Direção dos BVC.

A associação covilhanense desenvolve este projeto desde 2012. O responsável explicou que só o fazem uma vez por semana, por uma “questão de racionalização de meios”, frisando que será uma iniciativa “para continuar”.