Rampa Serra da Estrela com 32 inscritos

As “estrelas” do Campeonato de Portugal de Montanha vão estar na Rampa Serra da Estrela. A prova organizada pelo CAMI Motorsport, em parceria com o Município da Covilhã tem um total de 32 concorrentes, em que constam os protagonistas do campeonato.

Os pilotos que têm animado o campeonato, tanto nas categorias Protótipos como Turismos, vão estar na Covilhã.


Segundo Nuno Loureiro, presidente do CAMI Motorsport, “a história, a popularidade e a beleza do traçado da Rampa Serra da Estrela são sempre motivos de grande interesse para os pilotos, equipas e para o público em geral”. O responsável acrescenta que toda a equipa do clube trabalhou de forma “séria e empenhada” para que, em conjunto com a Câmara Municipal da Covilhã e todos os parceiros do evento, possam “organizar uma das melhores edições dos últimos anos”.

A Rampa Serra da Estrela é a quarta prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha, Taça de Portugal de Clássicos de Montanha e Taça de Portugal de Montanha 1300.

Foi disputada pela primeira vez em 1976. No seu quadro de vencedores constam nomes sonantes do Campeonato da Europa FIA de Montanha, como os italianos Mauro Nesti, Franz Tschager e Simone Faggioli, ou o espanhol Ander Vilariño, mas também figuras consagradas do automobilismo português, como Pedro Matos Chaves, Carlos Rodrigues, Manuel Ferreira da Silva, Pedro Salvador, Rui Ramalho ou o covilhanense João Fonseca, campeão nacional de 2015.

O recorde da prova pertence a Simone Faggioli, em Osella FA 30, com a marca de 2m28,839s, numa média 121,1 km/h, obtido em 2009.

João Fonseca lidera o campeonato absoluto com 80 pontos, em segundo lugar está Hélder Silva com 66 e em terceiro Nuno Guimarães com 41.