Paulo Xavier ganha prémio de Professor UBBU do ano

O professor Paulo Xavier do Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã ganhou o prémio professor UBBU do ano.

A Academia de Código Júnior iniciou um projeto piloto em 2015 em três escolas. Em 2017 o Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã aderiu a este projeto. Este nasceu com uma missão social visando preparar as crianças para uma sociedade digital através do ensino das ciências da computação. Atualmente, mais de 60 mil crianças do ensino básico têm aulas de ciências da computação em Portugal, devido à plataforma UBBU.


Foram selecionados quatro professores, entre as candidaturas apresentadas e foram postas à votação junto das comunidades educativas através das redes sociais. O professor Paulo Xavier foi nomeado para esta votação porque desde há dois anos que dinamiza o uso da plataforma UBBU com a sua turma de 3º ano, no Agrupamento de Escolas Pêro da Covilhã – Escola Básica do Refúgio.

Criou junto dos seus alunos e respetivas famílias uma dinâmica de atividades que vão para além da sala de aula, fomentando também a entreajuda entre colegas e a melhoria das condições técnicas da escola, com a entrada de novos computadores para as aulas de programação. Para tal, o professor apelou à comunidade escolar e aos encarregados de educação para doarem material que já não utilizassem. Com a ajuda de alguns pais, do “lixo informático” que chegou à escola, conseguiram por alguns computadores a funcionar numa sala.