UBI entre as 100 melhores da Europa no ensino e aprendizagem

A Universidade da Beira Interior (UBI) é uma das 100 melhores instituições da Europa na missão de ensino e aprendizagem. Esta conclusão resulta da avaliação feita ao ambiente vivido no seio da comunidade académica e dos recursos existentes para ensinar de forma eficaz, segundo o relatório do Europe Teaching Rankings, que comparou instituições de 18 países, anunciou a UBI em nota de imprensa.

O ranking “foi concebido para responder às questões que mais preocupam os estudantes e as suas famílias, aquando da tomada de uma das decisões mais importantes das suas vidas, a quem confiar a formação superior” esclarece a UBI, afirmando que “neste aspeto, a UBI é colocada no significativo Top 100”.


Os resultados do Europe Teaching Rankings foram apurados, sobretudo, através de inquéritos anónimos a estudantes europeus. Foram recebidas respostas de 125.000 alunos, dos 18 países envolvidos. “A performance alcançada pela UBI é assim um sinal do grau de satisfação dos seus estudantes relativamente à realidade que experimentam no dia-a-dia da academia” realça a UBI.

O relatório incluiu indicadores que relevam o grau de envolvimento dos alunos nos estudos e com a instituição, a interação com os professores, as oportunidades para desenvolver competências e os pontos de vista acerca da qualidade dos serviços.

“Todos estes aspetos enquadram-se em algumas das mais fortes características que fazem parte da identidade da UBI e que são desta forma confirmadas agora pelo THE, os aspetos socias da proximidade e coesão da comunidade académica (onde se inclui a relação entre estudantes e docentes), as condições físicas para o estudo e investigação, qualidade de vida da cidade da Covilhã e da região, e o ambiente propício ao desenvolvimento pessoal e científico, que tem resultado nos inúmeros prémios conquistados por professores e alunos e que, só nos últimos cinco anos, ascendem a cerca de 130, atribuídos em competições nacionais e estrangeiras” especifica a Instituição de ensino superior.