Ferro com Feira das Tradições no fim-de-semana

Pelo segundo ano consecutivo o Ferro recebe a Feira das Tradições, organizada pelos dois ranchos da vila, entre 9 e 11 de agosto.

Uma ideia de união que partiu do presidente da Junta, acabando assim com a “repetição de festivais de folclore na vila e promovendo a organização de um evento mais abrangente”, explicou à RCC, Nuno Venâncio, um dos elementos responsáveis pela organização.


A iniciativa teve a 1ª edição no ano passado e registou desde então um crescimento exponencial, podendo este ano ser considerada uma “verdadeira Feira de Tradições”, com artesanato, velharias, representações de peças antigas e como ponto alto o festival de folclore, que se realiza no sábado à noite.

A feira decorre no parque das festas, mas a organização espera no futuro “alargá-la a outras zonas da freguesia”, e ir melhorando por forma a transformá-la “numa marca da vila”, diz Nuno Venâncio.

A feira este ano pretende constituir-se como “uma mostra da cultura e das tradições agrícolas, da gastronomia e do artesanato regional, contando, para tal, com 9 expositores e mais 3 de representações e jogos tradicionais,

A animação vai acontecer em permanência ao longo dos 3 dias, com destaque para bailes na sexta e no domingo à noite. A organização está a cargo dos ranchos “Coração de Maria do Ferro” e “Os Camponeses do Ferro”.

No Festival de Folclore, no sábado à noite, estarão presentes os ranchos coorganizadores do evento, bem como de ranchos oriundos de diversas regiões do país.