UBI organiza escola dedicada ao jornalismo de proximidade

A Universidade da Beira Interior, através do projeto Remedia.Lab, organiza a Local Media Fal(l) School entre 19 e 21 de setembro.

Datado nas comemorações do 20º aniversário da Faculdade de Artes e Letras (FAL), a Local Media Fal(l) School tem como temas centrais o jornalismo de proximidade e o ecossistema digital.


Com o mote “media locais, regionais, comunitários e de proximidade”, a atividade contará com formações e sessões de apresentação de estudos académicos e trabalhos jornalísticos, para as quais se encontra aberta, até dia 31 de agosto, uma chamada de trabalhos.

João Carlos Correia, investigador responsável pelo Remedia.Lab – Laboratório e Incubadora de Media Regionais, descreve que ““esta é uma escola de outono em torno dos media hiperlocais, locais, regionais, comunitários e de proximidade, que pretende, num ambiente convivial e informal, proceder a uma abordagem ao papel do jornalismo de proximidade no novo ecossistema digital”, segundo a nota de imprensa.

A data do Local Media Fall School coincide com a primeira semana do ano letivo 2019/2020 e ainda com o Festival da Cherovia, que recorde-se decorre de 18 a 22 de setembro, algo que João Carlos Correia refere que não foi uma coincidência ao explicar que “a dinâmica da Local Media Fal(l) School foi pensada para girar em torno do Festival”, pois os participantes (académicos, jornalistas e estudantes) “vão ser desafiados a realizar reportagens multimédia sobre o evento e recorrendo a dispositivos móveis”.

“A iniciativa tem perspetivas de se tornar num evento regular que surge a partir da FAL-UBI e que se estende à cidade, concelho e região” termina João Carlos Correia.