Sede do Geopark Estrela “deve ser na Covilhã”, pressiona AM

Com 17 abstenções e 8 votos contra a moção, apresentada pela bancada do PSD na Assembleia Municipal da Covilhã, para que a autarquia envide todos os esforços para conseguir a sede do Geopark Estrela acabou por passar com 14 votos a favor.

O PSD considera que se “justifica” a sede na Covilhã porque “é a principal porta de entrada da Serra da Estrela, tem as melhores acessibilidades aos melhores valores geológicos, não tem instalações do Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, ao contrário de outros concelhos” para além de que o concelho tem “dois parceiros no Geopark, a Câmara Municipal e a UBI”, referiu António Sardinha.

Vítor Pereira, presidente da Câmara, antes mesmo da votação, afirmou que iria ter “em boa conta” esta recomendação, afirmando que “estava e iria continuar a envidar todos os esforços para que tal seja uma realidade”, considerando “justos” todos os argumentos utilizados. Referiu que este é um dossier em que está a trabalhar desde o primeiro momento.

Embora todas as bancadas mostrassem concordância com a sede na Covilhã, a moção não foi bem acolhida por alguns elementos do PS, entre eles o líder de bancada Hélio Fazendeiro que considerou que a AM não tem competência para deliberar nesta matéria. Frisou que este é um dossier que está a ser trabalhado e o PSD apenas quis a “bandeirinha” de que “a ideia lhe tinha pertencido”.

A CDU também votou contra por considerar que “esta é uma discussão estéril”. Marco Gabriel afirma mesmo que “é uma discussão bairrista que nada tem que ver com os novos tempos”. A localização da sede afirmou, “não é o mais importante”.

A bancada De Novo Covilhã votou favoravelmente como forma de pressão “para que quem decida tenha em atenção o concelho da Covilhã, não só a cidade”, referiu Luís Fiadeiro.

A unanimidade reinou na hora de aprovar um voto de congratulação à Associação Geopark Estrela, proposto por Vítor Pinho (PS), por ter conseguido a estatuto de Geopark para a Serra da Estrela.

Também por proposta de Vítor Pinho, foram ainda aprovados votos de congratulação à UBI, pela posição ocupada no ranking da THE, a Sérgio Novo, presidente e diretor artístico da ASTA pelo prémio atribuído pela UNESCO e a Rogélia Proença, pelo prémio de poetisa do ano conquistado no Brasil.

Ainda no decorrer dos trabalhos foi aprovado um voto de pesar, proposto por Luís Fiadeiro (De Novo Covilhã), pelo falecimento do antigo autarca e dirigente associativo José Calmeiro.