USCB realiza Tribunal Público

A União dos Sindicatos de Castelo Branco (USCB) pretende debater publicamente os direitos dos trabalhadores “enquanto elementos centrais e indispensáveis à liberdade e à democracia no local de trabalho”, refere no comunicado em que anuncia a realização de um “tribunal público” para esse efeito.

A iniciativa vai ter lugar a 17 de setembro no exterior do Centro Cultural de Castelo Branco, a partir das 14H00.


O evento servirá para “denunciar situações de violação dos direitos individuais e coletivos dos trabalhadores e de assédio moral/terrorismo psicológico nas empresas e locais de trabalho do setor privado e da administração pública” refere ainda o documento. A USCB pretende ainda “dar voz a quem a não pode ter, ou tem medo de a ter” e “condenar, perante a opinião pública, a prática patronal e as políticas governamentais de violação dos direitos dos trabalhadores e os que de forma direta ou indireta contribuem para a degradação do sistema de justiça laboral”.

Segundo a organização, no início do Tribunal Público será apresentada uma petição geral/global acusatória e no seu decorrer serão ouvidos “testemunhos acusatórios de sindicatos, de trabalhadores, vítimas do terror patronal e governamental e outros testemunhos de solidariedade”.

No final será lida e aprovada a conclusão do Tribunal com a aprovação das medidas e ações a desenvolver nos tempos mais próximos.