Biblioteca Municipal da Covilhã abre espaço multissensorial

A Biblioteca Municipal da Covilhã, a partir do dia 11, vai dispor de um novo espaço, para “estimular os sentidos, através do tato, luz, sons, cores, texturas e aromas”, anuncia o município em nota de imprensa.

Segundo o documento o “Espaço dos Sentidos” recorre à terapia Snoezelen, e terá duas salas uma para estimulação sensorial e outra para integração sensorial. Frisando que “cada elemento foi pensado e estudado para dar resposta terapêutica a quadros clínicos e necessidades especiais de aprendizagem”, a biblioteca pretende prestar um novo serviço “no desenvolvimento de atividades com o público escolar e a comunidade em geral”.


Uma iniciativa no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, explica ainda o documento enviado à Rádio Covilhã.

A abertura oficial irá ocorrer a 11 de setembro. Nesse âmbito terá lugar a conferência “Estimular e Integrar para uma Cidadania plena”, em que serão debatidos os benefícios deste novo espaço para o crescimento, desenvolvimento e aperfeiçoamento do indivíduo. O painel de oradores é composto por Paulo Fernandes, da Associação Portuguesa de Integração Sensorial e por Francisco Alvernaz, fundador da primeira sala Snoezelen em Portugal, tem inicio marcado para as 14H30.