Educação: CMC alarga CAF ao primeiro ciclo

Com apenas seis exceções no concelho, a Câmara Municipal da Covilhã, ao abrigo das novas competências na educação, alarga já neste ano letivo a componente de apoio à família (CAF), ao primeiro ciclo.

Regina Gouveia, vereadora com o pelouro da educação, esclarece que promoveu reuniões com todas as associações de pais do concelho, que habitualmente geriam os denominados “tempos livres” nas escolas do primeiro ciclo, e quatro delas, nomeadamente das escolas do Rodrigo, Refugio, Santo António e Penedos Altos, decidiram continuar com essa tarefa. Nos restantes casos a responsabilidade passa para o município.


A autarca frisa que as associações “são responsáveis pelas regras, conteúdos pedagógicos e lúdicos e pelos recursos humanos, sendo elas a estipularem os preços, ao município cabe ceder os espaços e equipamentos”.

Neste caso as associações assinam com o município uma carta de compromisso onde ficam “especificados os direitos e deveres de cada parte”.

A gerir os “tempos livres” ficam também as Juntas de Freguesia de Teixoso e Ferro que decidiram continuar com essa incumbência. Nos restantes casos é ao município que cabe essa tarefa.

Regina Gouveia avança que neste caso será implementado o programa “Eu sou mais”, que integra uma equipa multidisciplinar que irá abordar áreas como a cidadania, informática e ciências.

Os horários da componente de apoio à família no primeiro ciclo “é o adequado às necessidades dos encarregados de educação” afirma a vereadora, esclarecendo que “foi pedida essa informação aos pais” e a partir daí elaborado um horário “que não é igual em todos os estabelecimentos”, funcionando até às 19H00. O custo da CAF no primeiro ciclo é o mesmo do pré-escolar, até porque nalguns casos “irão funcionar em simultâneo”, explica ainda a autarca.

Recordar que na última reunião do executivo foi aprovada a tabela de preços a praticar pelo município, que espelham descontos em relação a anos anteriores, assim, o 1º escalão vai continuar isento de pagamento, o segundo passa de 15 para 10 euros, o 3º baixa de 30 para 20 euros, o 4º de 60 para 45 euros e o 5º de 90 para 70 euros.