Semana da Mobilidade: Caminhadas marcam evento na Covilhã

Durante esta semana decorre a Semana Europeia da Mobilidade que a cidade da Covilhã vai assinalar desenvolvendo várias caminhadas e atividades ao ar livre.

No dia 21 de setembro, sábado, ocorre a atividade “Caminhar e Pedalar” pelas 9 horas na Praça do Município, onde as pessoas podem caminhar 6 quilómetros, ou pedalar 12. No mesmo dia, com início ao fim da tarde (18h) nas Piscinas Municipais, realiza-se a caminhada “Mobilidade e Literatura” onde se realiza um passeio pedestre pela cidade, onde nos pontos de paragem haverá leitura encenada, sendo que termina na Praça do Município.


O Dia Europeu Sem Carros, dia 22 de setembro, será assinalada com uma “Cãominhada”, com concentração marcada no Jardim do Rodrigo às 9h. À mesma hora decorre também o “Passeio da Memória” no Complexo Desportivo. À tarde, pelas 15h, inserido no Festival da Cherovia, decorre o “Desfile e Concerto das Bandas Filarmónicas”. Neste dia o trânsito estará cortado num dos sentidos da Avenida Europa e em algumas artérias limítrofes “para que essas vias possam ser percorridas a pé” refere a autarquia em comunicado.

A Semana Europeia da Mobilidade tem como objetivos encorajar o desenvolvimento de comportamentos compatíveis com o desenvolvimento sustentável; consciencializar os cidadãos para os efeitos que a sua escolha de um modo de transporte, terão na qualidade do ambiente; proporcionar aos cidadãos oportunidades para se deslocarem a pé, utilizarem a bicicleta e os transportes públicos; proporcionar aos cidadãos uma oportunidade para redescobrirem a sua cidade ou vila.