AeroUBI em 5º lugar em competição internacional

A equipa composta por 10 alunos do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica da Universidade da Beira Interior, Aero@Ubi alcançou o 5º lugar na Air Cargo Challenge, na Alemanha.

Composta por 27 equipas participantes, a competição “desafia as equipas a projetar e construir um aeromodelo cujos objetivos são o transporte da maior quantidade de carga útil possível, com uma descolagem em menos de 60 metros e a obtenção do mínimo tempo de voo num percurso de mil metros” descreve a UBI em comunicado.


Os voos que deram o 5.º lugar à equipa da UBI foram realizados transportando 7,2 kg e 8,1 kg de carga útil, tendo necessitado de 87 e 82 segundos, respetivamente, para cumprir o percurso de voo. Somando às classificações obtidas no relatório, apresentação e desenhos técnicos, que totalizaram 101,5 pontos, a pontuação final foi de 333,5 pontos.

A equipa, orientada pelo professor Pedro Gamboa, teve como piloto um aluno de doutoramento em Engenharia Aeronáutica e competiu com um “aeromodelo com uma estrutura em fibra de carbono”.

De acordo com a equipa “a mudança no processo de construção em relação às aeronaves apresentadas anteriormente em competição representa um importante e necessário passo tecnológico, atendendo à exigência e características da competição”.

A competição realizou-se de 12 a 17 de agosto e a organização da próxima edição em 2021 ficará a cargo da equipa vencedora em 2019, AKA Modell München.