PCP lança campanha “salvar os nossos rios”

“Salvar os nossos Rios”, é o tema genérico de uma campanha que a organização distrital do PCP vai lançar, anunciou o partido em comunicado. A campanha pretende “alertar para a diminuição acentuada dos níveis da água nos rios Tejo e Pônsul”, esclarece o documento.

Para o PCP esta realidade “não pode ser desligada do agravamento dos problemas decorrentes de transferência de água (com particular ênfase para os empreendimentos espanhóis/transvases), assim como da má gestão ou da gestão concentrada na obtenção de lucro nas barragens de produção energética, agravando problemas de poluição e de perda de qualidade da água”.

O partido entende que são necessários “mais meios públicos e mais controlo dos acordos internacionais” e afirma que “só com meios do Estado se pode garantir o cumprimento de caudais que preservem o equilíbrio dos ecossistemas e a biodiversidade, a medição da qualidade da água dos rios e albufeiras, a realização de ações de fiscalização e inspetivas regulares que permitam identificar os focos de poluição”.

No âmbito da campanha, a DORCB do PCP pretende levar a cabo “iniciativas públicas, iniciativas institucionais, uma linha de propaganda visual e a distribuição de um folheto à população”, esclarecem no comunicado.