Programa do 20 de outubro destaca obras, cultura e desporto

O programa comemorativo dos 149 anos da elevação da Covilhã a cidade pretende dar destaque a obras “fortes, emblemáticas, úteis e necessárias”, descreve o presidente Vítor Pereira, referindo-se aos casos do Centro de Inovação Cultural, Centro de Inovação Social e Centro de Incubação e apoio ao Empreendedorismo, bem como outras que decorrem no Centro Histórico “que não voltará a ser o mesmo reforça” o autarca, realçando que são obras da autarquia mas também de privados que “beneficiaram das condições que a Câmara criou para que tal pudesse acontecer”.

Neste campo destaque para o dia 20 de outubro e para visitas a obras que decorrem no centro histórico, o que acontecerá logo após a sessão solene da Assembleia Municipal comemorativa da efeméride e que tem inicio marcado para as 10:00. Após a visita será aberto o novo Posto de Turismo na Praça do Município.

No programa destaque ainda para apresentação do plano de mobilidade da Covilhã, que terá lugar numa conferência agendada para dia 21, às 14:30 no Salão Nobre.

Desde dia 19 e até 27, dia em que encerram as festividades são várias as iniciativas desportivas, que são “demonstrativas da vitalidade da cidade e do concelho na organização de provas e iniciativas desportivas da mais variada índole”, frisa Vítor Pereira. De entre essas iniciativas, destaque para dia 19, dia dedicado a caminhadas, são várias ao longo do dia, terminando com uma arruada literária a partir das 21:00 no centro histórico da cidade. Também neste dia a cidade da Covilhã recebe, a partir das 10:30, a nona etapa da Liga Portuguesa da Laser Run.

O desporto volta a cena nos dias 24 e 25 com a a realização do Spain Classic Raid no complexo desportivo e no dia 27 com o V Estrela Açor Trail Ultra Endurance nas Penhas da Saúde, que irá reunir cerca de 600 atletas.

As inaugurações surgem no programa a 27 de outubro. Às 10:30 será inaugurado o quartel da Força Especial de Bombeiros a instalar em Unhais da Serra. Esta Força estava estacionada em Proença-a-Nova e ficará agora na antiga escola de Terras da Senhora na freguesia de Unhais, “um reforço na ajuda ao combate a incêndios”, reconhece Vítor Pereira.

Nesse dia será também inaugurado o monumento ao dador de sangue, no jardim da Biblioteca Municipal, às 11:30. A tarde será dedicada à cerimónia de distinção de melhores alunos e projetos de cidadania das Escolas do Concelho da Covilhã.

No campo cultural destaque para o concerto do Coro Misto da Beira Interior, dia 26 às 17:00 no Salão Nobre em que será apresentada a obra “Na Putu Za Dubrovink” e o lançamento do livro de António Pinto Pires sobre a vida de António Lopes, que acontecerá na Galeria António Lopes, dia 26 às 16:00.