CMC: Miradouros, rotas pedestres e de BTT para valorizar património

A Rede de Miradouros que a Câmara Municipal da Covilhã está a criar vai estar concluída em 2020, anunciou a autarquia em nota de imprensa.

Trata-se da remodelação de 2 miradouros já existentes e a construção de dois novos. O primeiro a ser intervencionado é o da Varanda dos Carqueijais, que deverá estar concluído em setembro do próximo ano.

O Miradouro do Covão será também alvo de uma intervenção. A Câmara avança que neste caso a obra deve estar concluída em dezembro.

Serão construídos dois novos miradouros, um na Nave de Santo António, na zona dos Piornos com acesso junto ao Centro de Limpeza da Neve, e outro no Alto dos Livros que pretende mostrar a paisagem rica sobre os vales da Cova da Beira e das Cortes do Meio, a abertura ao público está prevista para dezembro.

Para além dos miradouros, a autarquia está também a “implementar uma rede de percursos pedestres com 6 rotas e uma extensão total de 65 Km” e a concluir o financiamento para “a criação de um centro de BTT e 6 percursos, num total de 150 km, homologados pela Federação Portuguesa de Ciclismo”, anunciou Vítor Pereira no seu discurso de 20 de outubro. O objetivo, disse o autarca, “é atrair turistas e promover o património natural e recuperar património material e imaterial do concelho”.

Estas intervenções enquadram-se no plano de Conservação, Proteção e Desenvolvimento do Património Natural e Cultural, que conta com apoio financeiro através Pacto da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.