“Canarinhos” têm base em Unhais da Serra

A Força Especial de Proteção Civil, conhecida como “Canarinhos”, tem desde ontem uma base em Unhais da Serra, estendendo a sua ação “ao norte do distrito”, frisou o Comandante Operacional Distrital da Proteção Civil, Francisco Peraboa, na cerimónia de inauguração.

“Ter a Força em todo o distrito era uma ambição de muitos anos que agora conseguimos”, referiu o comandante, especificando que com a base em Proença-a-Nova, Castelo Branco e agora esta em Unhais, todo o “território fica coberto”.

A base, inaugurada ontem de manhã, ocupa os balneários do antigo polidesportivo do Lombão, no bairro Terras da Senhora, e resulta de uma união de esforços entre as várias entidades envolvidas. A Junta de Freguesia “respondeu à ambição da Proteção Civil e prontificou-se a encontrar um espaço” e a Câmara Municipal da Covilhã “deu pronta resposta” a realizar as obras, por forma a albergar a permanência de 10 elementos, especificou ainda o comandante.

Segundo afirmou o comandante distrital, “a vontade” é que a unidade de Unhais da Serra, ali “fique instalada o ano inteiro”. Segundo este responsável a escolha da localização esteve relacionada também com a “proximidade ao maciço central da Serra da Estrela”, uma vez que esta força irá ter “um papel importantíssimo no plano operacional da Serra da Estrela”, que se inicia a 1 de dezembro e irá decorrer até ao fim de semana a seguir à Páscoa.

Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã salientou que a presença desta força no concelho “será decisiva” para a “segurança do concelho e do maciço central” e congratulou-se com a maior abrangência no território. Mostrou ainda a intenção de “levar ao local” os comandantes nacionais para in loco constatarem “as condições criadas”, frisou.

Para o autarca, é também de salientar que a localização escolhida “evita a construção de heliporto” dada a proximidade do campo de futebol da vila “que facilmente alberga 3 helicópteros”.

O presidente da Junta de freguesia de Unhais da Serra frisou que a vila “está satisfeita e orgulhosa por receber esta Força”. José Guerreiro entregou simbolicamente a chave ao comandante da base.