GNR recupera Grifo

O Núcleo de Proteção Ambiental de Idanha-a-Nova da GNR no dia 2 de outubro, recuperou um grifo, espécie com estatuto de conservação “quase ameaçada”, naquele concelho, anunciou a força militar em comunicado.

Após uma denúncia de um cidadão a informar que o animal se encontrava a deambular numa herdade, os militares deslocaram-se ao local e recolheram a ave, “um exemplar juvenil”, especifica a nota, “que aparentava estar debilitada e incapacitada de voar”.

Depois de recolhido, o grifo foi entregue no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Castelo Branco (CERAS), para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e libertação no seu habitat natural.

O estatuto de conservação dos grifos em Portugal é de “quase ameaçado”, dado existirem menos de mil exemplares no país, com uma população reprodutora de cerca de 400 casais, principalmente no Douro e Tejo Internacional, que, têm como principais ameaças, a utilização de iscos envenenados para eliminar predadores de espécies pecuárias (p. ex. a raposa e o lobo), a redução da disponibilidade de cadáveres e a degradação e perturbação humana dos habitats de nidificação.