José Martinez preside à Comissão de Ética da UBI mais dois anos

José Martinez foi reconduzido para um novo mandato como presidente da Comissão de Ética da Universidade da Beira Interior (CE-UBI). O Professor Jubilado da Faculdade de Ciências da Saúde foi eleito para os próximos dois anos.

A tomada de posse contou com a presença do Reitor da UBI, António Fidalgo, que dirigiu a todos os elementos uma palavra de “saudação” e outra de “gratidão pelo trabalho fundamental feito em prol da instituição”.

Ana Leonor Santos, docente da Faculdade de Artes e Letras, assumiu a vice-presidência da CE-UBI e foi dada posse aos Membros Externos Cooptados, indicados por cinco ordens profissionais. São eles José Pires Manso (Ordem dos Economistas), Lídia Videira (Ordem dos Enfermeiros), Manuel Sant’Ana (Ordem dos Veterinários), Miguel Ricou (Ordem dos Psicólogos) e Ricardo Brazete (Ordem dos Advogados).

A Comissão de Ética é um órgão consultivo independente que tem como atribuição a análise de questões no âmbito das atividades desenvolvidas pela UBI, seguindo padrões de ética. Em especial, compete-lhe proteger e garantir a dignidade e a integridade da pessoa humana nas atividades laborais, de ensino e investigação.

A CE-UBI é composta por 13 membros efetivos: cinco elementos provenientes e indicados por cada uma das faculdades; três membros indigitados pelo Reitor e os cinco membros externos cooptados.