Semana do Bebé: Doenças de adultos nas crianças em destaque

A obesidade, a diabetes e a hipertensão nos mais novos, face ao défice de brincadeiras ativas e à adoção dos videojogos, são as principais preocupações do Centro Hospitalar Universitário Cova da Beira desta Semana do Bebé, subordinada ao tema “A criança do Séc. XXI”.

Estes problemas são “uma preocupação” nas áreas da saúde mental e pediátrica, e segundo Paula Correia, organizadora da Semana do Bebé do CHUCB, “isto tem muito a ver com as novas adaptações”, referiu em declarações ao jornalistas à margem da sessão de abertura do Seminário Científico, realizado ontem.

O presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Vítor Pereira, também esteve presente e, na sua intervenção, centrou a baixa taxa de natalidade, referindo que ter descendência é algo que “todos nós temos na ideia”, mas que existem “muitos condicionalismos de ordem económica e profissional”.

Também à margem da sessão, o administrador do CHUCB, João Casteleiro, afirma que são iniciativas como a Semana de Bebé “que mostram às famílias que têm segurança e apoio dos profissionais para o desenvolvimento das crianças”, mas que a menor natalidade é uma tendência dos tempos de hoje.

Na sessão esteve também presente Manuel Geraldes, diretor executivo do ACES Cova da Beira.