Autarquias da Covilhã e Fundão querem ciclovia a ligar as 2 cidades

A bicicleta poderá ser o meio de transporte alternativo para ligar a Covilhã ao Fundão. As duas autarquias entregaram na Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) no mês passado, uma candidatura conjunta no valor de um milhão de euros para a criação da ciclovia.

A ser aprovada, deverá estar concluída no próximo ano, anunciou Vítor Pereira, no final da reunião do executivo da última sexta-feira, frisando que esta será uma alternativa de mobilidade entre as duas cidades, que surge em linha com a estratégia de trabalho conjunto que as duas autarquias têm desenvolvido. “Contrariamente ao que em tempos idos existia – que era uma virar de costas e de viver de forma isolada – nós queremos que também este projeto seja uma forma de sinalizar essa proximidade, essa complementaridade e essa amizade”, apontou Vítor Pereira.

A uma nova infraestrutura de mobilidade, será criada ao longo da Estrada Nacional 18, recorrendo “à berma generosa que existe” explica o presidente e mesmo nos casos em que seja necessária a expropriação, como não há edificado, “poderá ser realizada de forma mais expedita”, frisou.

As duas câmaras esperam que a candidatura possa ser aprovada até ao final do ano e a expectativa é a de que a obra possa depois ser executada ao longo de 2020.