Caminhos de Santiago: “Sem albergues não há caminhos”

“Os albergues são essenciais e ter um no Ferro é uma mais-valia”, afirmou a Presidente da Federação Portuguesa do Caminho de Santiago, Ana Rita Dias, durante o I Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago, realizado no Ferro, no passado sábado, enfatizando que “sem albergues não há caminhos”.

O presidente da Associação de Peregrinos Via Lusitana, José Luís Sanches, que também marcou presença no Colóquio, deixou vários elogios ao caminho do Ferro, classificando-o como “exemplar” e alegando que houve sempre um “cuidado muito grande em manter o equilíbrio entre a validade história e o peregrino e de hoje”.

Para a Covilhã, “é importante fazer parte de um itinerário cultural europeu”, mas só será possível “se houver investimento neste potencial”, referiu a vereadora da Câmara Municipal da Covilhã, Regina Gouveia, acrescentando que o albergue “é fundamental para desenvolver estes caminhos”.

O presidente da Junta de Freguesia do Ferro, Paulo Ribeiro, deixou um pedido à Federação Portuguesa dos Caminhos de Santiago “para que ajude à certificação deste caminho” para que possa “estar na rede o mais rapidamente possível”.

O I Colóquio Internacional dos Caminhos de Santiago realizou-se junto a um castanheiro multissecular, na meia encosta da serra do Ferro. No local foi inaugurada uma placa comemorativa que assinala a realização deste Colóquio.