Casa do Menino Jesus assinala 101 anos com concerto solidário

Após o êxito do concerto solidário da Banda da Covilhã para assinalar o centenário da Casa do Menino Jesus, a iniciativa regressa este sábado para comemorar mais um aniversário.

O concerto terá apresentação do ator Pedro Granger. A Banda da Covilhã sob a orientação do maestro Carlos Almeida irá interpretar obras de compositores portugueses, bandas sonoras e duas obras em que serão solistas dois jovens covilhanenses, Miguel Ramos de 18 anos em clarinete e Óscar Lucas de 16 anos em trompete. O evento vai decorrer este sábado pelas 21H30 no auditório das sessões solenes da UBI.

A Casa do Menino Jesus foi fundada na Covilhã após o fim da Iª Guerra Mundial. A motivação para a sua criação surgiu com a necessidade de acolher e apoiar as crianças órfãs vítimas da guerra, na sua maioria filhos de combatentes.

Assistir ao concerto é uma forma de ajudar uma vez que a receita reverte na íntegra para essa causa. Uma “ajuda imprescindível” diz a presidente da direção, Guida Dias, que, reconhece que “os covilhanenses são solidários, muita gente ajuda no dia-a-dia com donativos, ou até mesmo perguntando o que precisamos”, salientando que “numa casa como esta há coisas que é preciso renovar com frequência”.

A Casa acolhe crianças e jovens em risco em regime de residência permanente, dispõe de 32 lugares e tem lotação quase esgotada, embora o número seja “flutuante”, pois “há sempre possibilidade de entrar alguém novo, ou sair porque regressa à família ou pela idade”, explica a responsável.

Guida Dias frisa que “todas as ajudas são bem-vindas”, para colmatar as necessidades que enfrentam, avançando que “com gestão rigorosa, as contas estão equilibradas”. Afirmando que no espaço “só se esbanja em sorrisos, que não faltam nos corredores da casa”.