Praxe solidária é cada vez mais procurada

Cerca de 200 caloiros da UBI, de diversos cursos, aderiam este ano à “Semana de Integração Solidária”, promovida pela Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI) e Associação de jovens para Ação Solidária (AJAS).

Entre as várias instituições que receberam ajuda conta-se a Casa do Menino Jesus, que esta quinta-feira ficou com os quartos dos residentes pintados, graças à praxe.

Uma ideia que surgiu porque os “dirigentes da associação disseram que esta era uma necessidade”, disse à nossa reportagem Raquel Serrano. A dirigente da AAUBI sublinha que “tiveram mais inscrições do que estavam à espera” e acabaram por ajudar também no jardim, o que “só prova o sucesso da iniciativa”, refere.

Raquel Serrano acredita que “esta é uma boa forma de praxe” que permite que os caloiros de diversos cursos se conheçam, e conheçam as instituições sociais da cidade”.

Nas várias atividades propostas ao longo da “semana de integração”, que vai já na sétima edição” participaram mais de 200 caloiros, o que deixa “completamente” satisfeita a organização.

Uma ajuda inestimável, garante Guida Dias, presidente da direção da Casa do Menino Jesus. A dirigente afirma que são “sempre bem-vindos” e ao longo de todo o ano já “é habitual que os estudantes visitem a casa em ações solidárias” .

Quanto a esta ação em concreto, a dirigente explica que “a pintura dos quartos já estava prevista há algum tempo”, especificando que “lançaram no ano passado a campanha “apadrinhe um quarto”, mas que teve de ser adiada porque outras obras urgentes surgiram.

A praxe solidária resolveu o problema, “são muitos e conseguem fazer uma obra rápido” reconheceu Guida Dias, acrescentando que “é também muito bom ver a forma carinhosa como os caloiros se ligam à instituição e aos nossos jovens”. Sublinhou ainda que “todas as experiências que têm tido com jovens da UBI são muito positivas”. Há voluntários que habitualmente vão passar tempo com os jovens da instituição, relembrando que já este ano letivo “outro grupo esteve a plantar girassóis no jardim”. Para a responsável são pequenos gestos que “para a instituição têm grande significado”.

Se habitualmente se tenta que haja muitos sorrisos nos corredores da Casa, ontem eram mais rasgados, depois de os jovens residentes “receberem”, um quarto novo. “Uma experiência a repetir” disseram à Rádio Covilhã caloiros e direção da instituição.