ASTA em Itália a liderar projeto europeu de inclusão social

A Associação de Teatro e Outras Artes (ASTA) encontra-se em Itália, na cidade de Loreto, a participar no projeto ЯAPKOUR que tem como objetivo juntar o rap e o parkour em prol da educação para a cidadania juntando as artes e atividade física.

O projeto propõe-se a desenvolver uma metodologia educacional e formativa inovadora, propondo um currículo educativo com a inclusão do rap e do parkour, e promover a inclusão e a emancipação dos jovens desenvolvendo uma cidadania ativa junto dos que se encontram em risco de exclusão.

O ЯAPKOUR é composto por um consórcio de quatro parceiros europeus, liderados pela ASTA, da Covilhã. A ela junta-se a Federação Francesa de Parkour, a Associação Nova Linguagem e o Comité Nobel para os Desfavorecidos (Itália). Associados estão ainda a cooperativa RUMBOS, de Sevilha, e as francesas Roubaix DA-MAS – Hip Hop Culture e PARKOUR59.

As duas sessões anteriores realizaram-se em Bolonha (Itália) e Roubaix (França), sendo que em 2020 o ЯAPKOUR vai realizar-se na Covilhã.