Teatro da Beiras apresenta-se em Coimbra

A mais recente produção do Teatro das Beiras, “A Bela Verdade”, de Carlo Goldoni, com tradução e encenação de Gil Salgueiro Nave, vai estar em cena no dia 29 de novembro no Teatro da Cerca de São Bernardo, em Coimbra.

Uma digressão enquadrada no intercâmbio que o teatro covilhanense mantém, há vários anos, com A Escola da Noite de Coimbra.

“A Bela Verdade” foi escrita em 1762, e é considerada uma das peças mais originais e a mais autobiográfica de Carlo Goldoni.

Trata-se da história de Lorano Glodoci, dramaturgo, que recebe uma encomenda: atores e empresário pedem-lhe que escreva um argumento “capaz de interessar e motivar o público”. Com alguma relutância, o autor aceita. No processo de criação, contudo, é confrontado com as exigências que lhe vão sendo feitas.

Com tradução e encenação de Gil Salgueiro Nave, cenografia e figurinos de Luís Mouro e música original de Hélder Filipe Gonçalves, esta recente criação do grupo da Covilhã conta com as interpretações de Fernando Landeira, Hâmbar de Sousa, Inês Barros, Roberto Jácome, Sílvia Morais, Susana Gouveia e Tiago Moreira.